segunda-feira, 29 de março de 2010

Transformação de tipos em PHP

Olá pessoal, hoje vamos tratar sobre transformação de tipos em PHP. A primeira forma que tratei no código basta você colocar o tipo para o qual você quer converter entre parênteses antes do valor e a outra forma é utilizando a função settype. Aí vai o código seguido da explicação e logo depois a execução.


Primeira linha é sempre como começa o código php que é utilizando sinal de "menor que" seguido do ponto de interrogação e do nome "php". Após isso temos dois comentários (não são visíveis quando executamos o código no navegador): um comentário que utiliza "//" (comentário de uma linha) e outro que utiliza os símbolos /* e */ (comentário de múltiplas linhas).

Logo depois dos comentários vem a variável numero (o símbolo "$" é como se identifica uma variável em php) que é 3.141592. Objetivo é transformar essa variável em um número inteiro, ou seja, no número 3.

O comando "echo" é para mostrar uma mensagem, corresponde ao comando "printf" na linguagem C e também ao comando "System.out.println" em Java.

Na primeira forma de transformação de tipos basta igualarmos a nossa variável numero a ela mesma, só que com um detalhe: colocamos antes o tipo entre parênteses para o qual queremos convertê-la que no nosso caso é int (inteiro).

Outra forma de transformação é utilizando a função settype. Agora temos a variavel numero com o valor 40.25. Vamos convertê-la para inteiro utilizando a função settype. Para isso basta colocar o comando "settype($numero,int)".

Logo abaixo temos a execução do código no navegador (lembrando que para executar código em php você precisará de um servidor como o Apache):




Nenhum comentário: