sexta-feira, 23 de abril de 2010

Compartilhando pastas no VirtualBox - Windows

Atualizado em: 07/10/2014

Olá pessoal, hoje eu vou ensinar a compartilhar pastas entre sua máquina real e a virtual utilizando o VirtualBox. 

VirtualBox é um excelente programa para você que quer utilizar máquinas virtuais, ele é muito fácil de usar, é gratuito e em português.

Caso queira instalar o Virtual Box, acesse:



A minha máquina real e virtual utiliza o sistema Windows 7, ou seja, é de Windows para Windows.

Primeiro eu criarei uma pasta chamada geeksbr na minha máquina real, depois eu executo a minha máquina virtual, vou em Dispositivos e logo após em "Instalar Adicionais para Convidado...".



Basta clicar em "Executar VBoxWindowsAdditions.exe" e seguir as instruções de instalação.



Instalado os adicionais então clicamos em Dispositivos e depois em "Pastas Compartilhadas...".



Quando abrir a janela "Pastas Compartilhadas", você clicará no ícone que tem uma pasta com um sinal de +. Irá abrir uma janela chamada "Acrescentar Compartilhamento", nela você indicará o caminho que essa pasta se encontra na sua máquina real e o nome da pasta. Marque para a pasta ser montada automaticamente e torná-la permanente como mostra a imagem:


(clique na imagem para vê-la em tamanho original)

É só dá OK em cada uma das janelas para completar o processo. Reinicie a máquina para a pasta aparecer na máquina virtual.

Depois de reiniciar, acesse o Windows Explorer, lá você encontrará a pasta compartilhada que no nosso caso se chama "geeksbr".


Para transferir arquivos da máquina real para a virtual é muito simples, basta copiar os arquivos que você quer para a pasta compartilhada na sua máquina real, os arquivos irão aparecer automaticamente na máquina virtual.



Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da dica, qualquer dúvida deixem nos comentários.


3 comentários:

Thiago Medeiros disse...

Excelente, funcionou prefeitamente, muito obrigado!

Luiz Paulo disse...

Funcionou blz. Tenho outra dúvida: meu pc veio com ubuntu maverick meerkat (10.10). Instalei o virtual box 4.0 e em seguida instalei o xp sp3 como hospedeiro. A minha dúvida é: tem como compartilhar uma impressora do xp para outros pc´s? Não há como compartilhar pelo cups porque não há driver disponível da impressora (xerox WorkCentre 3210) para esta versão do ubuntu. Agradeço pela ajuda.

Daiane disse...

Muitíssimo obrigado,consegui o compartilhamento depois de varias horas no PC.Logo apos ler esse artigo. Muito grata.\o/