quinta-feira, 8 de abril de 2010

Criando um pen drive de boot com Windows 7

Olá pessoal, hoje eu vou ensinar como criar um pendrive bootável do Windows 7. 

Isso é bom para netbooks, pois eles não vêm com drive de cd/dvd e comprar um drive de dvd externo custa caro não é mesmo? Então vamos com pendrive mesmo que é barato e não é dificil fazer ele de boot...

Requisitos: você tem que está fazendo esses procedimentos no Windows 7 e com um computador que tenha leitor de dvd; ter um pendrive de pelo menos 4 giga para não ter problema com espaço e ter o dvd de instalação do windows 7. 

Lembrando que o pendrive deve ser só para isso, então se tiver arquivos importantes no pendrive faça uma cópia dos mesmos para outro lugar.

Eu irei colocando as ações que você tem que executar seguida da imagem correspondente de modo que fique o mais didático possível.

Primeiro coloque o pendrive na porta usb e o dvd de instalação do windows 7 no drive de dvd.
Clique no símbolo do Windows (canto inferior esquerdo) que é a mesma coisa do botão Iniciar das outras versões. Clique em "Todos os Programas", vá em Acessórios, clique com o botão direito do mouse em "Prompt de Comando" e clique em "Executar como administrador" como mostra a figura abaixo:


Agora vamos para os comandos no prompt...
ATENÇÃO: Depois de digitar cada comando você tem que teclar ENTER, não vou ficar falando isso direto porque senão fica algo repetitivo para uma coisa óbvia :)
No prompt digite: diskpart

Depois digite: list disk

Vão aparecer os números correspondentes a cada disco, o pendrive que eu utilizei é de aproximadamente 8 giga, então pelo tamanho do seu pendrive você identifica fácil porque o prompt dá as opções com o tamanho, cuidado para não escolher o número do seu hd!! Os hds têm geralmente tamanhos bem maiores, então não dá para se enrolar...

Agora digite: select disk 1


ATENÇÃO: eu digitei 1 porque é o número que corresponde ao meu pendrive de acordo com o prompt, novamente volto a frisar, você identifica pelo tamanho que é associado a cada número como mostra a figura abaixo:


Depois de selecionado o disco então vá digitando os comandos abaixo e sempre teclando ENTER como você fez nos comandos anteriores:

clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=NTFS

Figura correspondente aos comandos digitados acima:


Quando terminar de formatar digite os seguintes comandos:

assign
exit

O comando a seguir que você tem que digitar tem como letra a letra correspondente da unidade de dvd que você inseriu o dvd de instalação do Windows 7, no meu caso a letra correspondente é a letra "e" (isso é fácil de saber, e só ir no windows explorer e ver qual letra correspondente da sua unidade de dvd). Então digite os comandos abaixo de acordo com a letra da sua unidade de dvd:

e:
cd e:\boot


Agora o próximo comando trata da letra correspondente ao seu pendrive, no meu caso a letra é "h" (isso é fácil de saber também, só ir novamente no windows explorer ou em meu computador e verificar):

bootsect/n60 h:

Aí está a próxima figura correspondente aos comandos realizados:


Saia do prompt e copie todos os arquivos do dvd de instalação do windows para o pendrive, nada de criar pastas ou algo do tipo, copie e cole do mesmo jeito sem fazer modificação alguma.

Pronto, você criou seu pendrive de boot com windows 7, agora quando der problema em netbook e não tiver drive de dvd externo é só colocar o pendrive e dar o boot pelo USB.

Não sabe dar o boot por USB? É fácil, insira o pendrive na porta usb do seu netbook, assim que você liga o netbook tem uma tecla para acionar o SETUP, o proprio netbook indica a tecla quando você liga, no meu é F2. Dentro do Setup vá em Boot e coloque o seu USB como primeiro da lista para ser executado, salve as mudanças e saia do setup!

Quaisquer dúvidas, sugestões, críticas ou elogios deixem nos comentários.


9 comentários:

Richard disse...

Tutorial testado e aprovado.

Só uma observação: Deve-se executar o Prompt de Comando como administrador. Ou seja, clicando com o botão direito no cmd.exe (prompt de comando) e selecionando a opção "Executar como Administrador" (Run as Administrator).

nascimento disse...

Achei muito interessante,porém tenho a seguinte dúvida.Tal procedimento pode ser feito com Windows xp?

admin disse...

Olá nascimento, esse procedimento só pode ser feito com windows 7.

nascimento disse...

Ok,Obrigado por tirar minha dúvida.
Será que você não teria um tutorial que possa ser feito com Windows xp ?.
Obrigado.

admin disse...

Olá amigo, em breve colocarei um tutorial para dar o boot pelo pendrive utilizando o windows xp.

Saulo disse...

Muito interessante a dica. Mas tenho um problema: o Windows 7 veio instalado em meu notebook e não tem CD de instalação. Tem como fazer o pendrive de boot?

admin disse...

Se tu tiver a imagem do windows 7 cara pode fazer pendrive facilmente, recomendo que você siga a dica do seguinte post:

http://www.geeksbr.com/2010/04/dica-instalando-o-windows-7-pelo.html

espero ter ajudado, t+

Alessandro Moraes disse...

Só uma pequena correção, no último comando vc colocou bootsect/n60 h: e o correto é bootsect/nt60 h:
Mas parabéns pelo post. Ótimas dicas.

Anônimo disse...

Oi, eu fiz tudo como mandado, mas na ultima etapa, naquela de colocar bootsect/n60 h: (que no meu caso fica bootsect/n60 j:), dá acesso negado, o que pode ser?

O pen drive que eu estou usando tem 16 Gigabytes... O que pode ser?
Aguardo resposta e obrigado.