quarta-feira, 7 de abril de 2010

[Dica] Tipos de referências no Excel

Esse é um assunto que interessa especialmente a quem presta concursos que têm a informática como assunto. Vamos falar dos tipos de referências do Excel: relativas, absolutas e mistas.

Exemplo de referência relativa: A1. As referências relativas sempre mudam quando são copiadas ou arrastadas. Digamos que a questão do concurso diz que tem-se uma referência =A1 (que é relativa se estiver escrita assim, a questão não precisa dizer que é relativa, pois pela notação dá para saber), essa referência foi copiada de C2 para C3, primeira coisa que você deve verificar quando ela é copiada de uma célula para outra: "Ela mudou em quantas colunas e em quantas linhas?", se passou de C2 para C3 então não modificou a coluna, apenas modificou a linha em uma unidade (de 2 para 3) então temos que a nossa referência relativa (=A1) será também modificada a sua linha (nada de modificar coluna porque isso não aconteceu pois ela foi copiada de C2 para C3) em somente uma unidade, ela passa a ser =A2. E se a referência =A1 fosse copiada de C2 para D3? Nesse caso foi modificada UMA coluna e UMA linha, logo a referência =A1 passa a ser =B2.

Referência absoluta é quando tem o símbolo $, são referências fixas. Exemplo: $A$1, isso quer dizer que ela pode ser copiada e não irá alterar nem a sua coluna nem a linha, ou seja, permanecerá do mesmo jeito.

Exemplo de referência mista: $A1 (com coluna fixa) e A$1 (com linha fixa). O símbolo $ fixa o que está imediatamente à direita dele, se eu copio a referência =$A1 de C2 para D3 então ela modificará apenas a linha (a coluna está fixa porque o símbolo $ está antes da coluna), nesse ela será =$A2 porque foi copiada de C2 para D3 (mudou uma linha: 2 para 3).

Qualquer dúvida só deixar nos comentários.


Nenhum comentário: