sábado, 29 de maio de 2010

PHP - Comando continue

Olá pessoal, hoje vamos comentar um pequeno código em PHP que se utiliza do comando "continue". Quando o interpretador encontra o comando "continue", os comandos que vêm logo em seguida no laço de repetição são ignorados. A seguir um código que imprime os números pares de zero (inclusive) a 100 (exclusive).


O que vem logo após // é um comentário (não aparece na execução do código). Logo em seguida temos o laço de repetição "for". Variável "$i" é inicializada com o valor zero, a condição é que enquanto ela for menor do que 100 será incrementada em uma unidade ($i++).

Dentro do comando "for" temos um comando condicional "if" que possui a seguinte condição para ser executado o comando "continue": o resto da divisão da variável "i" por 2 ser diferente de zero. Isso quer dizer que qualquer número que tiver resto diferente de zero numa divisão por 2 não será escrito na tela através do comando "echo" que é o comando que imprime algo, pois ao ser executado o comando "continue", o que vem logo após é ignorado e volta para o início do laço de repetição.

Para que não seja executada a condição "if" e consequentemente o comando "continue", o número tem que ter resto igual a zero numa divisão por dois, isso quer dizer que apenas os números pares serão escritos na tela.

Caso você queira imprimir os números ímpares entre 0 e 100, é só mudar a condição do "if", troque o símbolo "!=" que é o símbolo de "diferente" pelo de igual da comparação que são dois iguais "==".

Quaisquer dúvidas deixem nos comentários.


Nenhum comentário: