quarta-feira, 7 de julho de 2010

Gravando legendas em filmes AVI

Olá pessoal, hoje vamos aprender a adicionar/gravar legendas permanentemente em filmes AVI. As vezes você baixa um filme em AVI e a legenda separadamente e quer embutir essa legenda no filme para gravar num dvd de vídeo com o Nero Vision por exemplo.

Com certeza seu pc deve ter os codecs para exibir vídeos em AVI, caso não tenha você pode baixar um pacotão de codecs como o K-Lite Codec Pack, Win7codecs etc.

Primeira coisa é fazer o download do VirtualDub (clique aqui para baixá-lo) e do VobSub (clique aqui para baixar). Com VirtualDub você pode adicionar e editar efeitos como ajustar compressões de áudio e vídeo, aumentar o tamanho da legenda, tem também os filtros que permitem converter para preto e branco, ajustar contraste etc. Já o VobSub é para exibir as legendas dos filmes.

Extraia o VirtualDub para C:\VirtualDub 1.9.9

Na instalação do VobSub, expanda os plugings, selecione "VobSub for VirtualDub" e "TextSub for VirtualDub and Avisynth ".



Quando pedir o diretório, aponte para onde está a pasta do VirtualDub (C:\VirtualDub 1.9.9).





Agora vá até a pasta de instalação do VirtualDub (C:\VirtualDub 1.9.9) e clique 2x em VirtualDub.

Vá em File->Open Video File (Ctrl + O) e selecione o filme em AVI que você quer colocar a legenda.

Depois vá em Video e clique em Filters... (Ctrl + F). Clique em Add, selecione "TextSub 2.23" e clique em OK.




Agora chegou a hora de selecionar a legenda, clique em Open..., selecione, clique em OK e depois em OK novamente.



Vá em Video e veja se a opção "Full processing mode" está selecionada.

Vá em Video de novo e selecione Compression... (Ctrl + P) para escolher a opção de vídeo que você quer utilizar (de preferência escolha DivX) e clique em OK.




Para finalizar clique em File e depois em "Save as AVI..." (F7). Espere terminar o processo e então terá um novo arquivo AVI com a legenda embutida, agora é só criar um dvd de vídeo com algum programa de gravação como o Nero, tem também o criador de dvds que vem com Windows 7 enfim, fica a sua escolha. Lembrando que se você tiver um aparelho de DVD que abra AVI aí pode gravar direto sem precisar converter para DVD.


Um comentário:

Daniela disse...

Grande ajuda que me deste! Muito obrigada:)