domingo, 25 de julho de 2010

[JAVA] Chamando um método de outra classe

Olá pessoal, hoje vamos aprender a chamar um método de outra classe. Vamos criar duas classes (GeeksBr e TestaGeeksBr) em arquivos separados porque cada classe é declarada como public.



"public" nada mais é que um modificador de acesso. GeeksBr é o nome da nossa classe, depois temos a declaração do método mensagemGeeksBr, por convenção os nomes dos métodos iniciam com letra minúscula e as outras palavras que vierem iniciam com letra maiúscula. A palavra void significa vazio, ou seja, o método realizará uma tarefa e não retornará algo.

System.out.println faz imprimir a mensagem na tela do usuário: www.GeeksBR.com.



Agora temos a classe TestaGeeksBr, é através dela que vamos chamar o método mensagemGeeksBr. A palavra static permite à máquina virtual java localizar e chamar o método main (todo aplicativo java deve ter um e somente um método main que é o método principal). Logo após a declaração do método principal temos a criação de um objeto GeeksBr que se chama blog: GeeksBr blog = new GeeksBr(). Depois é chamado o método mensagemGeeksBr, lembrando que você não pode chamar um método de outra classe se não criar um objeto dessa classe.


2 comentários:

Anônimo disse...

Mto util mano...continue com seu trabalho, parabéns

Matheus Costa disse...

Obrigado. Me ajudou bastante.