quarta-feira, 17 de agosto de 2011

[JAVA] JUnionTest (JUnit) e plugin EclEmma

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre testes em JAVA utilizando a IDE Eclipse.

Vamos utilizar o framework JUnionTest (JUnit) que serve para verificar se os resultados gerados pelos métodos são os esperados. O teste de unidade testa a menor parte do código.

Alguns métodos do JUnionTest:

assertEquals() - pode ser usado de várias maneiras, é só colocar assert e dá um Ctrl + barra de espaço para verificar as mais variadas formas de utilizá-lo como mostra a figura abaixo:


assertTrue() - verifica se uma determinada condição é verdadeira.

Para utilizar o JUnionTest, crie um projeto (File -> New -> Java Project). Crie um pacote (File -> New -> Package; não é obrigatório, mas é considerada uma boa prática de programação), depois crie uma classe (File -> New -> Class), a classe que eu criei foi a classe operacoes.java, veja o código dela logo abaixo:


Crie uma outra classe, essa será a de teste e utilizará o framework JUnionTest. Para isso vá em File -> New -> Other (Ctrl + N). Procure pela pasta JUnit e selecione JUnit Test Case.

 

Selecione agora New JUnit 4 test e clique em Finish.

Agora vamos ao código da nossa classe de teste (depois de compilado você verá no lado esquerdo indicando que não houve erros, se você mudar os valores e compilar novamente verá que ele detectará erros):


No exemplo acima eu utilizei dois métodos (assertEquals() e assertTrue()), mas você pode utilizar outros métodos e de outras formas como já falei anteriormente, basta dá um Ctrl + barra de espaço e o céu é o limite ;-)

Para que serve o plugin EclEmma? Trata-se de uma ferramenta utilizada na IDE Eclipse para verificação de cobertura de testes unitários. Com essa ferramenta, é possível verificar a porcentagem de código que foi efetivamente testada.

Vamos agora instalar o plugin EclEmma:

Primeiro clique em Download logo abaixo para baixar o plugin


O arquivo que você irá baixar estará compactado (.zip), descompacte na pasta "plugins" do Eclipse. Agora você já pode utilizar o plugin, clique com o botão direito do mouse sobre a classe de teste, vá em "Coverage As" e depois clique em "JUnit Test". Após fazer isso, veja como ficaram os códigos:


 

A marca verde significa que aquela parte do código está coberta pelos testes. Se for amarelo então a cobertura é parcial e se a cor for vermelha então indica ausência de cobertura.

Por hoje é só pessoal, até a próxima!


Nenhum comentário: