domingo, 4 de setembro de 2011

[JAVA] Gerando um .jar com o Eclipse

Primeiramente, o que é um arquivo .JAR (Java ARchive) ? Trata-se de um arquivo compactado utilizado para distribuir um conjunto de classes Java, um aplicativo Java ou outros itens. É usado para armazenar classes compiladas e metadados associados que podem constituir um programa.

Esse post resolve o seguinte problema: você programa em Java com o Eclipse e quer distribuir um arquivo para que outras pessoas possam utilizar seu programa.

1 - Clique com o botão direito do mouse sobre o projeto e depois clique em Export. Será apresentada a janela abaixo:

 

2 - Selecione JAR file e clique em Next.

3 - Em "Select the export destination", clique em Browse para selecionar o lugar onde o arquivo JAR deve ser criado. Clique em Next. Clique em Next novamente

4 - Em "Select the class of the application entry point", clique em Browse e selecione a classe principal. Clique em Finish.

Será criado o arquivo JAR no local que você determinou no passo 3. Clique duas vezes no arquivo, se abriu normalmente então é porque foi criado e executado com sucesso.

Quando você tenta abri-lo é mostrado algum erro? Abra o arquivo .jar com algum descompactador como o WinRAR. Verifique se existe a pasta META-INF e se dentro dela existe um arquivo chamado MANIFEST.MF. Não existe? Então tente executar os passos novamente. Tente agora, ao invés de selecionar JAR File, selecione "Runnable JAR file" para criar seu arquivo JAR. Em "Launch configuration", selecione a classe principal e clique em Finish.

Agora se você clica no arquivo.jar gerado e não aparece coisa alguma, nem erro nem nada, é porque um JAR normalmente é aberto com javaw que não mostra a saída padrão. Se você usa Windows então vá para o Prompt de Comando e digite: ftype jarfile

Vai aparecer algo como jarfile="C:\Program Files\Java\jr6\bin\javaw.exe" -jar "%1" %*

É claro que o endereço acima é o meu endereço onde está localizado o javaw, na hora que você digitar o comando ftype jarfile, o prompt mostrará o seu endereço.

Agora digite: ftype jarfile="C:\Program Files\Java\jr6\bin\java.exe" -jar "%1" %*

Ou seja, a única coisa que fiz foi mudar javaw para java. Agora tente executar o .jar criado anteriormente. Lembrando que você também pode executá-lo abrindo o prompt de comando e digitando: java -jar NomeDoArquivo.jar (você tem que está no diretório onde se encontra o arquivo).

Espero que tenham gostado do tutorial, quaisquer dúvidas deixem nos comentários, até a próxima!


Nenhum comentário: