quinta-feira, 8 de setembro de 2011

[JAVA] Lista Encadeada (Ligada) em JAVA - Inserção e Remoção

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre listas, mais precisamente lista encadeada utilizando a linguagem JAVA. Muitos programadores iniciantes têm dúvidas sobre esse tipo de estrutura de dados.

Para ter uma lista ligada/encadeada, basta guardar seu primeiro elemento, e seu último aponta para uma célula nova. (Wikipédia)

Representação:

 

Se você ainda não leu sobre a teoria de listas, é recomendável que você faça uma leitura antes de partir para a visualização de códigos.

Logo abaixo temos os códigos em java para implementação de uma lista encadeada. No exemplo em questão, os carros são os objetos e os nomes desses carros são os elementos. Na implementação da lista, temos um método que insere no final da lista e outro que insere no início da lista. Seguem os códigos:

Primeiro temos a classe Carro que armazena o elemento nome (tipo String) e uma referência para o próximo carro chamada de prox (tipo Carro). 

 

Agora temos a classe ListaDeCarros que contém os métodos da lista propriamente dita, os nomes das variáveis estão bem intuitivos para facilitar o entendimento do código.

 
 

Algumas considerações sobre o código: 

Note que o código não deixa você adicionar carros com o mesmo nome, pois antes de adicionar um carro, o nome do carro que se quer adicionar é procurado através do método procurarCarro e, se ele não existir, então é adicionado um novo carro à lista.

A variável carroCorrente é uma espécie de variável que vai percorrer a lista. Ela é utilizada tanto no método procurarCarro como no método removerCarro, pois esses métodos têm que percorrer a lista.

Para quaisquer dúvidas, elogios ou críticas, façam um comentário. Até a próxima.


2 comentários:

Luís disse...

Existe a possibilidade de juntar os dois métodos de inserção em um só método.
Ah, sim mas como inserir no meio da estrutura?

admin disse...

Veja só como inserir no meio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_ligada#Exemplo_em_Java

[]'s