sexta-feira, 7 de outubro de 2011

[JAVA] Pilha de Inteiros utilizando a classe Stack

Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre um tipo de estrutura de dados chamada Pilha (Stack).

Basicamente uma pilha contém três métodos: o de inserir elementos (chamado de push), retirar elementos (chamado de pop) e o de verificar qual é o elemento do topo (top). É claro que tem vários outros métodos como verificar se a pilha está vazia, tamanho da pilha etc.

A pilha utiliza um conceito chamado de LIFO (last in, first out - último que entra, primeiro que sai) que é a mesma coisa de FILO (first in, last out - primeiro que entra, último que sai). Para você entender melhor essa estrutura de dados, clique no link abaixo que irá lhe redirecionar para um applet que contém as três funções básicas (push, pop e top) de uma pilha:


Nesse post vamos implementar uma pilha de inteiros utilizando a classe Stack do pacote java.util. Utilizando essa classe fica muito fácil de implementar, ela já contém os métodos, você só vai precisar manipulá-los da melhor forma, não tem mistério. Veja o código abaixo:
Não é preciso mostrar os elementos da pilha, mas caso você queira fazer isso, veja só um método que fiz para mostrar os elementos:

 

Quaisquer dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima!


Nenhum comentário: