quinta-feira, 20 de outubro de 2011

[Tutorial] Acesso remoto com TightVNC - Windows

Olá pessoal, esse post tem como objetivo fazer com que você consiga, do seu computador com sistema operacional Windows, acessar outro computador também com Windows (ambas as máquinas na mesma rede local). Resumindo, trata-se de acesso remoto de Windows para Windows.

Para que serve acesso remoto? Imagine que você esteja longe do seu computador, mas ele está configurado para ser acessado remotamente, então você poderá acessá-lo de outro computador e realizar as atividades que deseja.

Iremos utilizar um protocolo chamado VNC (Virtual Network Computing), esse protocolo é muito utilizado por usuários domésticos para realizar acesso remoto de computadores.

Vamos usar um programa chamado TightVNC. Você precisará instalar esse programa tanto nas máquinas que serão acessadas como também naquelas que irão acessar, ou seja, tanto no cliente como no servidor.


Após clicar no link acima, você será redirecionado para a página de download. Na página de download, é só clicar em "Self-installing package for Windows" para começar a baixar o programa.

Depois de instalar esse programa nas máquinas que você deseja realizar acesso remoto (lembre-se: instale o programa tanto na máquina que irá acessar como naquela que será acessada), clique em iniciar, depois em "Todos os Programas" e procure pela pasta TightVNC, nela você encontrará "TightVNC Viewer", ele serve para você acessar outra máquina. Já o "TightVNC Server" é para você ser acessado.

Vá para a máquina que você deseja acessar, execute o TightVNC Server, note que aparecerá um ícone perto do relógio. Se você não estiver visualizando, clique na setinha para cima perto do relógio. Clique 2x no ícone, então irá aparecer a seguinte janela:


Em "Primary password:", clique em Set... para colocar uma senha, faça o mesmo em "View-only password:", depois clique em Apply. Passe o mouse sobre o ícone do TightVNC que fica perto do relógio, aparecerá o IP, anote esse IP porque iremos precisar quando estivermos na outra máquina de onde vai partir o acesso. Quando você clicar no X para fechar, o programa ficará ativo com o ícone perto do relógio. Para você desligar o servidor basta clicar com botão direito no ícone e depois em "Shutdown TightVNC Server" (NÃO faça isso caso queira acessar a máquina remotamente).

Agora vá para a máquina de onde vai partir o acesso. Clique em "TightVNC Viewer", irá aparecer a seguinte janela:


No campo "TightVNC Server" coloque o IP da máquina que será acessada (aquele IP que pedi para você anotar anteriormente). Quando você clicar em Connect, ele pedirá a senha (Password), só digitar a senha que você configurou anteriormente na máquina que será acessada e clicar em OK.

Bem pessoal, é isso, espero ter ajudado, até a próxima!


2 comentários:

Marlon Alves disse...

Foi simples e objetivo. Valeu !

Anônimo disse...

Como usar o aplicativo do TightVNC para android? Baixei ele pelo propio site do TightVNC , http://www.tightvnc.com/ , mas nao consigo configurar, qual porta usar, e o HOST? agradeço se alguem ajudar, procurei a internet inteira nao encontrei um so topico a respeito!
Obrigado