terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Banco de dados - Praticando SQL utilizando MySQL e MySQL Query Browser

Olá pessoal, hoje vamos mexer um pouco com a sintaxe SQL. SQL é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional. Trata-se de uma linguagem para manipulação de dados, você irá perceber que os comandos são bem simples e com certeza você irá se acostumar rapidamente.

Eu irei utilizar o MySQL que é um sistema de gerenciamento de banco de dados. É um dos bancos de dados mais utilizados no mundo. Ele faz uso da linguagem SQL como interface.

Caso você não tenha o MySQL instalado em seu computador, clique aqui (sistema operacional Windows) para ir até a página de download.

Também irei utilizar um programa chamado MySQL Query Browser, é um programa simples, mas bastante funcional. Nele eu irei digitar os comandos SQL, visualizarei as tabelas criadas etc. Para baixá-lo, clique aqui para ir até a página de downloads. Para Windows, o programa tem 16.9 MB, clique no botão de Download. Você será redirecionado para uma página de registro, caso não queira se registrar, é só clicar em "No thanks, just take me to the downloads!". Escolha o servidor para baixar o programa e o download irá começar.

Depois de tudo instalado, é só clicar em MySQL Query Browser na pasta MySQL. Irá aparecer a seguinte janela:


Você pode criar usuários, irei utilizar o root mesmo. O password é o que você escolheu na instalação do MySQL. Ele já vem com um Schema já criado que é o "test". Caso queira criar outro é só digitar no campo apropriado, o programa informará que o schema não existe e irá perguntar se você deseja criá-lo. Clique em Yes.


Então abrirá a tela do programa MySQL Query Browser:


Primeiramente vamos criar a nossa tabela, irei criar a tabela clientes com os campos nome e idade. O nome é do tipo varchar e idade do tipo int. A cada comando digitado, é só clicar no símbolo do raio para executar a instrução como mostra a figura abaixo.

Comando utilizado para criar a tabela clientes: 

create table clientes (nome varchar(50), idade int)


Depois de executado o comando, clique em cima do seu schema e dê F5 ou clique com botão auxiliar nele e depois em Refresh para atualizar. Você irá visualizar os campos criados.


Outra forma de visualizar os campos criados, é dar o seguinte comando: 

select * from clientes


Agora vamos inserir registros na nossa tabela utilizando o comando INSERT.

Vou inserir o cliente geeksbr utilizando o seguinte comando: 

insert into clientes(nome, idade) values ("geeksbr", 3)


Agora digite o comando: select * from clientes

Você verá o registro do cliente geeksbr inserido como mostra a figura abaixo:


Agora vamos alterar o campo idade do registro geeksbr utilizando o comando:

update clientes set idade = 10


Você pode querer visualizar somente clientes com idade 10, então utilize o comando:

select * from clientes where idade = 10


Quer deletar o registro do cliente geeksbr? É só dar o seguinte comando:

delete from clientes where nome = "geeksbr"

 

Para excluir a tabela clientes é só usar o comando:

drop table clientes

Então é isso pessoal, a linguagem é muito simples e intuitiva, com um inglês bem básico vocês perceberão isso facilmente. Quaisquer dúvidas deixem nos comentários, até a próxima!


Um comentário:

Rafael disse...

Sei muito pouco sobre banco de dados, mas no caso dessa linguagem SQL, pelo que li acho poderia fazer uma analogia com prolog ou não?? Pois, prolog também é uma linguagem declarativa, e que no meu caso tenho uma experiência moderada.