quarta-feira, 2 de maio de 2012

[Java] Criando suas próprias exceções

Olá pessoal, hoje irei falar sobre a criação de exceções. No Java existem exceções genéricas tais como IOException, NumberFormatException e outras, mas que tal você criar suas próprias classes de exceções? É isso que iremos ver nesse post.

Iremos criar uma classe chamada IdadeNegativaException, se tivermos uma idade negativa, então isso será tratado por essa classe. Vejamos ela logo abaixo:


Para criar uma classe de exceção temos que herdar (extends) a classe Exception. Na linha 11 temos o atributo idade, na linha 13 temos o construtor da classe que recebe uma idade e diz que esta idade (this.idade) recebe a idade passada por parâmetro. Na linha 17 temos um método que retorna a idade capturada caso a exceção ocorra.

Vejamos a classe principal:


Na linha 09 passamos uma idade negativa de propósito para que possamos lançar uma exceção do tipo que criamos anteriormente. Na linha 11 eu tenho o início de um bloco try/catch que tenta executar algo, se a idade for menor do que 0, então é lançada (linha 13) uma nova exceção do tipo IdadeNegativaException. Caso isso ocorra, então todo o código que está abaixo do throw new não será executado. Na linha 15 eu capturo a exceção caso ela ocorra e mostro a idade negativa.

Então é isso pessoal, quaisquer dúvidas deixem nos comentários, até a próxima!


Nenhum comentário: