segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Linux - Compilar e executar um código em Java pelo terminal

Olá pessoal, nesse post iremos ver como compilar e executar um código em java utilizando o terminal do Linux.

Estou utilizando o Ubuntu 11.04. Essa dica parte do pressuposto que você já tem o ambiente java instalado e configurado corretamente no seu Linux.

Para verificar se o java está instalado no seu computador, abra o terminal (Ctrl + Alt + T), digite o comando abaixo e tecle Enter:

java -version


O diretório do exemplo acima é a Área de Trabalho (Desktop).  Para navegar até a área de trabalho é simples, é só digitar o seguinte comando:

cd Área\ de\ Trabalho

Lembre de navegar pelo terminal até o diretório onde se encontra o seu arquivo .java. No caso do nosso exemplo, estou supondo que o arquivo está na área de trabalho, por isso passei o comando para navegar até o desktop (área de trabalho).

Lembre também que o nome do arquivo .java deve ser o mesmo nome da classe. Se eu tenho a classe chamada Teste, então o nome do meu arquivo .java deve ser Teste.java. 

É só executar os seguintes comandos para compilar e executar um código em java pelo terminal:

javac Teste.java
java Teste


javac é um compilador para a linguagem Java. Para verificar se está tudo ok é só digitar javac no terminal e teclar Enter, se aparecer vários parâmetros é porque tudo está correto.

Quaisquer dúvidas, deixem nos comentários, até a próxima!


Nenhum comentário: