sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Python - Utilizando os comandos break e continue

Olá pessoal, nesse post iremos analisar um código em python que utiliza os comandos break e continue.

Utilizando o comando break:

 

O comando break serve para abortar um laço de repetição. O código acima irá imprimir, começando do número 1, todos os números até encontrar um múltiplo de 5 (linha 5 é utilizado operador de módulo que verifica se o resto da divisão de num por 5 é 0).

A saída do programa anterior será:

 

Utilizando o comando continue:


O comando continue serve para forçar a próxima iteração do laço. O código anterior irá imprimir os números começando do 1 até o número 11. Só não irá imprimir os números múltiplos de 5, ou seja, não irá imprimir o número 5 nem o número 10.

Por que imprime o número 11? Porque a condição do loop while é "enquanto num for menor ou igual a 10". Isso quer dizer que quando num é igual a 10, na linha seguinte (linha 5), num é incrementado na unidade (num passa a ser 11), é por isso que o número 11 também é impresso.

Execução do programa:



4 comentários:

milton disse...

o que acontece no caso em que o break está dentro de mais de um comando de repetição aninhado?

admin disse...

Se o break está dentro de mais de um comando de repetição, ele faz o código desviar para fora do comando de repetição mais interno de onde ele estiver.

Anônimo disse...

Como fazer para pausar a execução de um programa utilizando uma tecla do teclado por exemplo?

Marcos Castro disse...

Olá Anônimo. Para parar utilizando uma tecla do teclado, você pode obter uma tecla (exemplo: um 'S') que irá indicar que o usuário quer sair do programa. Sendo que no Linux por exemplo, a combinação Ctrl+C irá encerrar o programa no terminal.