quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Python - Tratamento de exceções

Nesse post iremos ver um exemplo de tratamento de exceções. Para tratar exceções, iremos utilizar a instrução try. Veja o exemplo abaixo:


Linha 4: início do bloco try que tentará executar algo.

Linha 5: aqui temos o que o programa tentará executar. O programa pedirá ao usuário que entre com um número, esse número é obtido através da função input(). Após isso, o número será convertido para inteiro através da função int(). Caso o usuário forneça algo que não seja um número (como por exemplo uma string), então o programa lançará uma exceção e cairá no bloco except (linha 6) que é onde a exceção será tratada.

Linha 6: bloco except é onde a exceção será tratada. No caso do nosso exemplo, somente apresentamos uma mensagem indicando que o usuário não digitou um número.

Linha 8: o bloco else também pode ser utilizado no tratamento de exceções. No exemplo acima, caso o usuário digite realmente um número, então o bloco else será executado e mostrará o número digitado.

Lembrando que você pode indicar a exceção que poderá ocorrer. Nesse caso, o except irá receber o nome da exceção que será tratada. O exemplo abaixo ilustra o caso da exceção ZeroDivisionError que trata a exceção de divisão por zero:



Nenhum comentário: