quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[Python] Utilizando atributos privados

Nesse post vamos aprender a usar atributos privados em Python. Atributos privados só podem ser usados dentro da classe. Vamos ver um exemplo de código:


Explicação:

Linha 3: criação da classe Computador.

Linha 4: atributo "sistema" da classe Computador.

Linha 5: aqui temos um atributo privado da classe Computador, é o atributo "__linguagem". Para declarar atributos privados em Python, basta colocar o "__" (dois underlines) no início do nome. Atributos privados só poderão ser acessados de dentro da classe

Linha 7: método getLinguagem() para retornar o atributo privado __linguagem. Por que esse método? Porque o atributo __linguagem é privado e não pode ser acesso fora da classe, então tivemos que criar um método dentro da classe Computador que retorna esse atributo.

Linha 10: criação de um objeto da classe Computador.

Linha 11: impressão do atributo "sistema". Veja que acessamos diretamente sem erro, porque o atributo "sistema" não é privado e pode ser acessado fora da classe Computador.

Linha 14: se você não retirar essa linha, terá um erro ao executar o programa, isso porque nessa linha estou tentando acessar o atributo __linguagem fora da classe Computador. Sabemos que o atributo __linguagem é privado e o mesmo só pode ser acessado de dentro da classe Computador. Comente ou retire essa linha para poder executar o código com sucesso.

Linha 17: Utilizo o método getLinguagem() para poder ter acesso ao nosso atributo privado __linguagem.


Nenhum comentário: