quinta-feira, 16 de maio de 2013

[Dica] Baixar e configurar o Tomcat 7 no Eclipse Juno

Olá pessoal, nesse post iremos aprender a configurar o Tomcat 7 no Eclipse Juno. Esse tutorial serve também para as outras versões do Eclipse, mas a versão que eu utilizei e testei foi a versão Juno.

Vá até o site do Apache Tomcat para baixar o Tomcat 7.0:

Ao abrir o site, clique em "Tomcat 7.0" na sessão de Download.


No momento deste tutorial a versão exata era a 7.0.40, eu fiz o download da versão compactada (zip) para Windows 32. É só ir em "Binary Distributions", na sessão "Core", clique em "32-bit Windows zip".


Depois de ter feito o download, descompacte em algum lugar de fácil acesso. Abra a IDE Eclipse para configurar o Tomcat.

No Eclipse, clique em File, depois New e por último em Other. Procure por Server, escolha Server e clique em Next como mostra a imagem abaixo:


Vá em Apache e escolha "Tomcat v7.0 Server" e clique em Next.


Agora em "Tomcat installation directory:", clique em "Browse..." para  selecionar o diretório que você descompactou o arquivo zip do tomcat. Feito isso, clique em Finish.


Ok, agora veja como fica em "Project Explorer" no Eclipse:


Agora vá na aba Servers (parte mais embaixo do Eclipse), clique duas vezes em "Tomcat v7.0 Server..." como mostra a imagem abaixo:


Em "Server Locations", marque a opção "Use Tomcat installation..." e depois Ctrl+S para salvar. Pode fechar a janela.


Agora vamos iniciar o Tomcat, aperte Ctrl+Alt+R.

(clique na figura para vê-la em tamanho maior)

A porta padrão do Tomcat é a 8080. Se você tiver algum processo rodando nessa porta, então você receberá a seguinte mensagem:


Caso você NÃO tenha recebido a mensagem acima, é porque o servidor deve ter iniciado, vá no seu browser e digite: localhost:8080

Vai abrir a página do Tomcat.

Agora se você recebeu a mensagem que a porta 8080 já está sendo usada, vamos resolver esse problema mudando a porta do Tomcat para outra, irei mudá-la para a 8181.

Vá na pasta do Tomcat (pasta que foi descompactada), depois na pasta conf e abra o arquivo "server.xml".


Depois de abrir o arquivo "server.xml". Procure por port="8080" como mostra a imagem abaixo e altere 8080 para 8181. Salve e feche o arquivo.


Se você abrir o arquivo "server.xml" que está listado pelo Eclipse (para abri-lo clique com o botão direito do mouse em cima dele, depois em "Open With" e "XML Editor"), vai perceber que a porta lá não foi mudada.



Mude 8080 para 8181. Salve (Ctrl+S) e feche a janela. Agora Ctrl+Alt+R para iniciar o Tomcat. Veja que o status muda:


Agora vá no browser e digite: localhost:8181

Irá aparecer algo como a imagem abaixo:


Então é isso pessoal, quaisquer dúvidas deixem nos comentários!


4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu mesmo!

Anônimo disse...

Valeu mesmo, está bem explicado

Frederico Resende Gomes Aguiar disse...

Amigo estou tentando instalar o eclipse com tomcat porém não consego me conectar a porta 8888 que é que coloquei aqui. Só consigo me conectar a ela se executar no prompt de comando startup.bat, e quando fecho o prompt de comando ele não funciona mais.

Marcos Castro disse...

Olá, veja se isso lhe ajuda:

http://stackoverflow.com/questions/6846191/connecting-tomcat-server-to-eclipse