segunda-feira, 6 de maio de 2013

[JAVA] Sobrecarga de métodos

Olá pessoal, nesse post iremos falar um pouquinho a respeito de sobrecarga de métodos. Na linguagem Java, você pode ter dois métodos com o mesmo nome, mas com assinaturas diferentes.

Mas o que é assinatura de um método? A assinatura de um método é formada pelo nome do método e a lista de argumentos. A assinatura identifica um método de forma única!

Ok, podemos ter métodos com o mesmo nome, mas como diferenciá-los? Através do número, dos tipos ou da ordem de argumentos.

Vamos ver um exemplo para ficar mais claro, veja o código abaixo:


Perceba que no código acima temos dois métodos com o mesmo nome (linhas 10 e 15). Eles se diferenciam no número de argumentos. O método da linha 10 recebe um argumento do tipo inteiro e o método da linha 15 recebe dois argumentos do tipo inteiro. Isso caracteriza a sobrecarga.

Um método serve para calcular a área de um quadrado (linha 10) e o outro serve para calcular a área de um retângulo (linha 15). 

O método que calcula a área de um quadrado necessita receber apenas um argumento, já o método que calcula a área de um retângulo necessita receber dois argumentos.

Quaisquer dúvidas deixem nos comentários, até a próxima!


Nenhum comentário: