segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Começando a programar em Go - "Hello World"

Olá pessoal, esse post tem como intuito incentivar a programação na linguagem Go. A linguagem Go é a linguagem feita pelo Google. É uma linguagem que tem características bem interessantes e que, por isso, vale a pena explorar tal linguagem.

Esse post contém algumas dicas para você começar a aprender essa linguagem e também contém um simples "Hello World".

Sempre é bom estudar por algum material de qualidade. Aconselho o livro "An Introduction to Programming in GO". É um livro gratuito e de fácil entendimento.

Clique aqui para acessar o livro

Clique aqui para fazer o download do instalador da linguagem.

Que tal fazer um "Hello World" ? Vamos lá, eu irei utilizar o editor Sublime Text 2, ele possui suporte para a linguagem Go além de ser um ótimo editor, mas fique a vontade para escolher o seu.

Veja como faz um "Hello World" em Go:


Eu salvei o arquivo no Desktop (Área de trabalho) com o nome "main.go" (sem as aspas). Para executar, abra o cmd (terminal), navegue até a área de trabalho e digite:

go run main.go


Pronto, você fez seu primeiro programa em Go! A mensagem "Hello GeeksBR!" é mostrada na tela.

Linha 1: todo programa em Go deve iniciar com uma declaração package. Packages é uma forma de organizar e reutilizar o código.

Linha 3: o pacote "fmt" contém funções de entrada e saída de dados.

Linha 7: função main(), todas as funções em Go iniciam com a palavra reservada "func" seguido do nome da função. No caso desse exemplo, a nossa função não tem parâmetros e não retorna algo, somente imprime uma mensagem.

Linha 8: chamada da função Println que imprime uma mensagem na tela.


Nenhum comentário: