terça-feira, 29 de outubro de 2013

[Java] - Configurando o Hibernate no Eclipse

Olá pessoal, esse post tem como intuito ajudar a configurar o Hibernate. Esse tutorial é baseado na apostila da Caelum "Desenvolvimento ágil para a Web 2.0".

"Hibernate é um framework para o mapeamento objeto-relacional escrito na linguagem Java." (Wikipédia).

O Hibernate vai nos ajudar a persistir os objetos Java, ou seja, não vamos precisar digitar todos aqueles comandos SQL, pois o Hibernate se encarregará de gerar esses comandos.

O que nós iremos precisar? Iremos precisar de alguns JAR's. Eu irei disponibilizar um link para download dos JAR's necessários para você executar um exemplo utilizando o Hibernate. Você irá fazer o download do arquivo ZIP, dentro do arquivo você encontrará uma pasta chamada "libs" que contém os JAR's.

Clique aqui para fazer o download dos JAR's do Hibernate

Abra a IDE Eclipse. Crie um novo projeto, chamarei o projeto de "TesteHibernate".

Descompacte o arquivo ZIP. Você verá uma pasta chamada "libs" e dentro dela você encontrará os JAR's. Copie a pasta "libs" para dentro da pasta do projeto criado. Veja como fica estruturado o projeto:


Agora iremos criar um arquivo XML chamado hibernate.cfg. Eu irei disponibilizar o link para download do arquivo para que você não tenha que ficar digitando. Mas antes gostaria de mostrar a imagem do arquivo para explicar algumas coisas.

(clique na imagem para vê-lo em tamanho original)

Veja que na linha 7 eu coloco o nome de usuário do banco de dados. O banco de dados que iremos utilizar é o MySQL. Você pode se perguntar: "mas não precisa de um JAR (conector)?". Sim, precisa, mas eu já coloquei ele dentro da pasta "libs" disponibilizada no arquivo ZIP.

Então, na linha 7 eu coloquei o nome de usuário do meu banco de dados. Coloque o seu nome de usuário. Já na linha 8 eu coloquei a senha do meu banco de dados, coloque a sua senha (pode não ser a mesma).

Na linha 9 eu coloquei o endereço localhost.com/geeksbr. O nome "geeksbr" é o nome do meu banco de dados. Coloque no lugar de "geeksbr" o banco de dados que preferir. Só tenha cuidado de ter antes criado esse banco de dados. Não sabe criar um banco de dados? Simples, acesse o mysql e digite o comando:

create database geeksbr;

Para visualizar todos os bancos de dados que você possui, digite:

show databases;


A última consideração sobre o arquivo XML "hibernate.cfg" é na linha 9. Para testar, iremos criar uma classe chamada "Pessoa" e essa classe estará dentro de um pacote chamado "principal". Através dessa linha 9, indicamos ao Hibernate sobre essa classe, você precisa passar o caminho todo dela, ou seja, o nome do pacote e o nome dela como está na imagem. Logo abaixo é disponibilizado o link para download do arquivo mostrado na imagem.

Clique aqui para fazer o download do arquivo "hibernate.cfg"

Você irá copiar o arquivo "hibernate.cfg" para dentro da pasta "src".


Agora iremos adicionar todos os JAR's da pasta "libs" ao Build Path. Para isso, vá no Eclipse e selecione todos os JAR's da pasta "libs", clique com botão direito do mouse, selecione Build Path e depois clique em "Add to Build Path".

(clique na imagem para vê-la em tamanho maior)

Iremos criar uma classe chamada "Pessoa", essa classe ficará dentro de um pacote chamado "principal". Lembre-se, se você mudar os nomes, então terá que fazer alteração também no arquivo XML "hibernate.cfg". Veja a imagem:

(clique na imagem para vê-la em tamanho maior)

Veja o código da classe Pessoa:


Clique aqui para fazer o download da classe Pessoa

Agora iremos testar com uma classe principal que chamaremos de TesteSessao. Cria uma classe principal chamada "TesteSessao". Veja o código da classe "TesteSessao":

(clique na imagem para vê-la em tamanho maior)

Clique aqui para fazer o download da classe TesteSessao

Só rodar a classe "TesteSessao". O console imprimirá algo parecido com isso:


Você pode acessar o banco de dados para conferir que realmente foi feito o cadastro da pessoa. Abra o cliente MySQL e digite os seguintes comandos:

use geeksbr;
select * from Pessoa;


Então é isso pessoal, quaisquer dúvidas deixem nos comentários. Se algum link tiver quebrado me avisem, espero que esse tutorial ajude quem está começando a estudar Hibernate.


Nenhum comentário: