sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Rodando games em Python direto do browser

Olá pessoal, esse post é inspirado na palestra do professor Fernando Masanori na Python Brasil. Os slides da palestra podem ser acessados clicando aqui.

Que tal você programar games em Python, rodar direto do seu navegador e passar o link para os seus amigos jogarem? Muito bom não é mesmo? Com o CodeSkulptor você pode fazer isso!

Desenvolver jogos é uma forma excelente e divertida de aprender a programar e solidificar seus conhecimentos em programação. 

CodeSkulptor é um interpretador Python baseado no browser. Tem uma excelente documentação que pode ser acessada clicando aqui. Você irá facilmente começar a programar seus joguinhos e poderá distribuir as versões para seus amigos. Você também pode fazer o download do código, guardar o link para programar em outro computador enfim, é na web e isso torna muito fácil e rápido para que as pessoas possam visualizar o que você desenvolveu.

A única restrição é que não roda com Internet Explorer. Eu testei no Firefox e Chrome e rodou perfeitamente.

Rodar no browser é muito bom, fácil e rápido. Mas e se você quiser rodar no seu computador sem acesso a internet (stand-alone)? Iremos mostrar também como fazer isso utilizando a SimpleGUICS2Pygame.

Eu fiz um exemplo de um joguinho simples utilizando o CodeSkulptor para exemplificar o post. Fiz um jogo da velha onde você joga contra a máquina.

O código está todo comentado, veja a execução do código utilizando o navegador Firefox:

(clique na imagem para ampliá-la)

O código está todo comentado. O código ficou um pouco grande somente pelo fato da lógica do jogo da velha mesmo, mas ele está todo comentado facilitando o entendimento.

Clique aqui para ir para o endereço do código no CodeSkulptor

Clique aqui para fazer o download do código

Agora que tal rodar esse mesmo código no desktop sem precisar está conectado na Web? Simples, iremos utilizar a SimpleGUICS2Pygame. Eu testei outro módulo para tentar rodar programas feitos com CodeSkulptor, mas a SimpleGUICS2Pygame foi a que se comportou melhor e rodou perfeitamente o exemplo em questão.

Clique aqui para baixar a SimpleGUICS2Pygame

A ÚNICA alteração no código que você irá fazer é:

Substitua:
import simplegui
Por:
import SimpleGUICS2Pygame.simpleguics2pygame as simplegui

Aqui eu tenho tanto a versão do Python 2.x como também a versão do Python 3.x. A versão que baixei da SimpleGUICS2Pygame foi a SimpleGUICS2Pygame-01.00.00-py2.7.egg.

Eu descompactei o arquivo "SimpleGUICS2Pygame-01.00.00-py2.7.egg". Esse arquivo possui duas pastas, a que interessa é a pasta "SimpleGUICS2Pygame", daí o modo como demos o import da imagem anterior. É só deixar o seu arquivo .py no mesmo diretório onde está a pasta "SimpleGUICS2Pygame". Não coloque o arquivo dentro da pasta, é só no mesmo diretório para obedecer a forma que demos o import.

Eu consegui executar tanto com Python 3.2 como também com o Python 2.7.3, isso com a mesma versão que foi a "SimpleGUICS2Pygame-01.00.00-py2.7.egg". O único erro que dar se você for executar com alguma versão do Python 2.x é que eu coloquei comentários com acentos.

Lembrando que você tem que ter a Pygame instalada para rodar no desktop (stand-alone). Eu instalei a Pygame tanto para a minha versão do Python 2.x como também para a versão do Python 3.x, por isso eu consegui executar nas duas versões do Python.

Caso você utilize Windows, você poderá instalar a Pygame com o instalador. Clique aqui para visualizar os links para download dos instaladores da Pygame para Windows e instale a versão apropriada para a versão do seu interpretador Python.

Veja só, rodar do browser é muito bom. Perceba que eu expliquei pouca coisa para rodar do browser, porque basta que você tenha um navegador (browser). Já para rodar stand-alone precisa de umas configurações adicionais.

Espero que tenham gostado, quaisquer dúvidas deixem nos comentários, até a próxima!


Nenhum comentário: