sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Criando banco com SQLite utilizando SQLite Browser

Olá pessoal, esse post é para quem está interessado em mexer com o banco de dados SQLite e conhecer a ferramenta SQLite Database Browser.

SQLite é uma biblioteca feita em C que implementa um banco de dados SQL. SQLite é o próprio servidor, ou seja, a biblioteca executa as ações diretamente no arquivo do banco de dados no disco.

SQLite é limpo, simples, é livre, seguro, permite guardar o banco de dados em um único arquivo, suporta até 2 terabytes de dados e não tem dependências externas.

Site oficial do SQLite: http://www.sqlite.org/

Com SQLite, você não precisará acessar um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Simplicidade e eficiência (feito em C padrão) são características marcantes do SQLite.

SQLite pode ser utilizado com as mais diversas linguagens tais como C/C++, Python, PHP, Java, PERL, Delphi etc.

Resumindo, SQLite é como se fosse um mini-SGBD, o banco de dados é um arquivo ".db", nele você cria suas tabelas, insere os dados etc.

Grandes empresas usam SQLite tais como Google, Microsoft, Dropbox, Apple etc.

SQLite é utilizado em sistemas embarcados, aplicações desktop, sistemas móveis, aprendizado de banco de dados.

Iremos usar a ferramenta SQLite Database Browser que é uma ferramenta com interface gráfica que mexe com banco de dados SQLite.

A ferramenta SQLite Database Browser é para Windows e é gratuita.

Clique aqui para fazer download do SQLite Browser

Após fazer o download, você terá que descompactar o arquivo. Não precisa instalar, apenas descompactar e executar o arquivo "SQLite Database Browser 2.0 b1".


Após clicar, abrirá o programa que possui essa interface:


Clique em File, depois em "New Database" (Ctrl +N). Irá abrir uma caixinha para você nomear o banco de dados, coloque por exemplo: banco.db

Irá abrir uma caixinha para você criar sua tabela, irei criar uma tabela com o nome "pessoas". Você também poderá definir os campos dessa tabela, eu irei criar o campo ID como INTEGER PRIMARY KEY, campo nome como TEXT e o campo CPF como TEXT.

Veja um exemplo de como adicionar um campo:


Veja como ficou minha tabela:


Agora é só clicar em Create. Veja que na aba "Database Structure" temos a estrutura do nosso banco com a tabela "pessoas" e seus campos.


Que tal brincarmos um pouco com as instruções SQL's dentro do SQLite Database Browser? Vamos lá, primeiro vamos inserir uma pessoa, para isso clique na aba "Execute SQL".

Digite a seguinte instrução SQL:


Clique em "Execute query". Agora vá em "Browse Data", você visualizará a pessoa que acabamos de inserir no nosso banco.


Volte para "Execute SQL" para executarmos mais um comando SQL.


O comando acima obtém todas as pessoas de nossa tabela pessoas. Na mesma aba, na área "Data returned" mais embaixo irá aparecer:


Temos um banco com uma tabela chamada pessoas onde dentro dessa tabela tem uma pessoa cujo ID é 1, nome é "GeeksBR" e o CPF é "11111111111".

Vá em File e clique em "Save Database", feche o SQLite Browser. Vá até onde você salvou seu arquivo "banco.db", é esse arquivo que é o seu banco de dados.


Abra o SQLite Database Browser. Clique em File, depois em "Open Database" e escolha o arquivo "banco.db". Veja que estão lá as informações que inserimos.

SQLite é uma biblioteca muito poderosa, você poderá usá-la em seus aplicativos de forma simples e segura. Quaisquer dúvidas, sugestões ou críticas deixem nos comentários, até a próxima!


Um comentário:

Anônimo disse...

Simples... mas, muito bom mesmo... obrigado