terça-feira, 7 de outubro de 2014

Regex - Metacaractere lista

Olá pessoal, nesse post continuaremos com o assunto de expressões regulares (regex) abordando o metacaractere lista.

Site utilizado para testar os exemplos: http://regexpal.com/

Veja o primeiro exemplo:


Dentro da lista colocamos os caracteres permitidos em uma determinada posição. No texto da imagem acima, apenas o 1255 não casou com o padrão, pois definimos que apenas o 3, 4 ou 9 poderiam compor o número naquela posição.

Vamos para um outro exemplo:


No exemplo acima, o padrão começa com "cas" e pode terminar com uma das vogais. É por isso que "cass" e "casc" não casam com o padrão estabelecido no exemplo em questão.

Vamos para o terceiro exemplo:


Na lista do exemplo acima utilizamos intervalos. Para definir um intervalo basta utilizar o traço "-". [0-9] por exemplo é o mesmo que [0123456789]. No exemplo em questão, a palavra pode começar com qualquer letra minúscula, é por isso que "1asa" não casou porque começou com um número.

Vamos para o quarto exemplo:


No exemplo acima definimos vários intervalos na nossa lista: a-z, A-Z e 1-9. Pode começar com letra minúscula, maiúscula ou um dígito entre 1-9. Todos casam, um exemplo que não casaria seria "0asa".

Vamos para o último exemplo:


No exemplo acima utilizamos o metacaractere circunflexo "^", esse é um exemplo com lista negada, nesse caso não pode começar com dígitos entre 0 e 9, por isso palavras como "1asa" e "2asa" não casam com o padrão. A lista negada casa com qualquer coisa, exceto com os caracteres listados.

Quaisquer dúvidas deixem nos comentários, até a próxima.


Nenhum comentário: