terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Começando com web2py - download e instalação

Olá pessoal, nesse post nós iremos fazer o download e instalação do web2py. web2py é um framework open source gratuito para desenvolvimento rápido para web feito em Python.

Na verdade não precisa instalar web2py, basta fazer o download para que nós possamos executar.

Site oficial: http://web2py.com/

Site para fazer o download:
http://web2py.com/init/default/download


É preciso ter um versão do Python 2.5 ou superior. Na data desse post (20/01/2015), o web2py ainda NÃO foi portado para Python 3.x, ou seja, não funciona para versões do Python 3. A minha versão que utilizarei para rodá-lo é Python 2.7.6. web2py roda no Windows, Linux e Mac.

Eu irei fazer o download do "Source Code" da coluna "For Normal Users", pois aí se encontra a versão estável do web2py apropriada para quem quer somente utilizá-lo para desenvolver suas aplicações.

Feito o download, basta descompactar o arquivo, dentro dele tem uma pasta chamada "web2py". Veja só os arquivos que estão dentro da pasta:


O script "web2py.py" é que faz a execução do web2py. Perceba que já está pronto para ser utilizado, ou seja, não precisa instalar. Para executar, basta entrar na pasta web2py e executar o script web2py.py. Irei abrir o cmd (terminal) e fazer:

python web2py.py


Irá abrir uma interface gráfica como esta:


Eu estou usando Windows e rodando do código fonte. Perceba que apareceu uma mensagem no prompt chamada "No handlers could be found for logger web2py". Pesquisando, encontrei uma resposta do Massimo Di Pierro (criador do web2py):


Então vamos instalar essas extensões, pois é recomendado para usuários Windows.

Clique aqui para baixar o instalador para sua versão do Python

Após a instalação, vamos executar o script novamente para ver se a mensagem sumiu:


Sumiu!! Agora sim está bonitinho. Voltando a interface, não vamos mexer no Server IP, pois vamos rodar localmente (localhost). Também não irei mexer na porta (o padrão do web2py é 8000). A senha será a senha da interface de administrador do web2py, irei colocar uma senha bem fácil de lembrar, coloque a sua aí. Após isso, clique em "start server".

Veja só, ele já abriu a página no seu navegador rodando localmente:


Quando quiser parar o servidor, volte para a interface e clique em "stop server". Isso tudo que estou falando funciona da mesma forma no Windows, Linux ou Mac.

Outra forma sem ser pela interface gráfica, basta dar o seguinte comando:

python web2py.py -a 1234

Com o comando acima, não é aberta a janela, pois eu já estou passando a senha que no meu caso coloquei 1234.


Para parar no Windows basta dar um Ctrl+Break ou Ctrl+Pause. No Linux basta dar um Ctrl+C.

O web2py já vem com a aplicação "Welcome" e com a interface de administração. Essas aplicações estão na pasta "applications" que por sua vez está dentro da pasta "web2py".

A pasta "gluon" contém os módulos do web2py.

Para acessar a interface administrativa, basta ir em:

http://localhost:8000/admin

Digite sua senha e clique em Entrar.


Bem pessoal, esse é um post inicial, em posts futuros iremos fazer mais coisas, até a próxima!



Nenhum comentário: